Medo de sofrer de novo?

     Os términos de relacionamento, em sua grande maioria, trazem decepções, desapontamentos, quebra de expectativas, entre tantas outras características que terão uma variação de acordo com o tipo de relação e sentimento que se tinha.

 

     E quanto mais decepção, frustração, desapontamento e sofrimento se teve, mais chance de se erguer um muro de proteção ou, em alguns casos extremos, um verdadeiro abismo para futuras relações. As pessoas se fecham a novos relacionamentos pois têm medo de sofrer novamente.

 

     Contudo, existe uma grande possibilidade de estarmos nos fechando a grandes prazeres também, tendo em vista que as relações amorosas proporcionam momentos fantásticos e experiências únicas e incríveis.

 

     Quero usar um exemplo a fim de elucidar melhor. Imagine que você fez uma viagem para uma praia paradisíaca. Porém, apesar de toda a satisfação que tal lugar lhe proporcionou, a viagem de volta foi caótica. Você olhou errado o mapa, perdeu-se numa das entradas da rodovia e pegou um engarrafamento quilométrico. Quando o trânsito melhorou, o motor de seu carro esquentou. Parado à margem da rodovia, esperando por ajuda, uma motocicleta estaciona e o piloto aponta uma arma e anuncia o assalto. Leva seu dinheiro e todos os pertences de valor de sua bagagem.

 

     Tragédia pouca é bobagem, né? (risos). O pior é saber que, infelizmente, tal exemplo acontece de forma real com muita gente. Porém, meu raciocínio é para que chegássemos nesta pergunta: você deixaria de fazer uma nova viagem por conta disso?

 

     Acredito que a maioria das pessoas não deixaria de viajar novamente. Apenas tiraria lições da experiência passada, sem sombra de dúvida. Olharia com muito mais cautela o mapa; prestaria mais atenção às placas; enviaria o carro para a revisão antes de uma nova viagem etc.

 

     Meus queridos, vejo que em nível sentimental deveríamos considerar desta forma também! Basta tomar cuidado para não desenvolver pensamentos paranoicos sobre a pessoa do presente por causa das decepções do passado. Tirar lições não é se transformar numa pessoa desconfiada e descrente (criando a teoria da conspiração), mas sim tornar-se uma pessoa mais amadurecida e sensata. Ora, não estou dizendo que seu relacionamento anterior acabou por falta de maturidade ou sensatez! Pode ter acabado por n motivos. Contudo, você, a partir do término, que lhe trouxe sofrimento, também tirou lições, simplesmente isso. Mas, claro, vai depender de sua postura diante da questão.

 

     Um novo relacionamento é uma nova viagem. Podemos ter as experiências da viagem anterior na bagagem, mas é uma nova viagem; são novos caminhos! Tanto que nem dá para utilizar o mesmo mapa. Cuidado para não decretar um único roteiro para sua vida amorosa a partir de uma relação frustrante. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini


NEWSLETTER
RECEBA NOVIDADES PELO EMAIL.


Nome

Email

Fone